Pesquise tudo...

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O PROFESSOR IDEAL E O NÃO IDEAL. É SÓ UMA REFLEXÃO!

O professor ideal e o não ideal

Existem vários tipos de professores: o professor honesto, aquele que não enrola suas aulas e quer sempre que o seu aluno aprenda o conteúdo novo. o professor conselheiro é aquele que sempre encontra um tempinho para ouvir as dúvidas e inquietações de seus alunos, orientando-os e alertando-os sobre os perigos da vida.
O professor faz parte da vida de seus alunos, pois ele quase sempre compartilha os momentos bons e ruins deles.
O professor ideal é aquele que faz a diferença para seus alunos, tem segurança naquilo que vai falar, sabe agir nas horas precisas, dá conselhos e não “carão”, expõe sua aula de forma que todos possam compreender, não se limitando ao quadro, ao giz e/ou pincel. Ele também traz consigo inúmeras formas de abordagem para o conteúdo que vai explicar, se tornando um profissional moderno mas sem perder suas tradições que também são importantes no processo de ensino aprendizagem.
O professor ideal sabe lidar com todos os tipos de situações, ele nunca para, sempre procura métodos para se atualizar para tornar a relação professor X aluno mais prazerosa e produtiva.
No entanto, existe também o professor não ideal. Ele chega na sala de aula, passa qualquer atividade para o aluno fazer, chama qualquer aluna para copiar no quadro e vai preencher seu diário ou ler seu livro, deixando a classe se tornar um local impróprio para a aprendizagem. Existe também o eternamente aborrecido, aquele que transfere todas as suas frustrações para os pobres alunos, tornando o relacionamento interpessoal desgastado e impróprio para se desenvolver a afetividade, tão importante para a aquisição do conhecimento.
E agora! Você é um professor ideal ou não ideal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário