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quarta-feira, 30 de novembro de 2011

TRECHO DA MINHA MONOGRAFIA COMENTADO POR MIN, ADEMILDO.

Inclusão e pluralidade  -
Metáfora dos sonhos - Uma mulher sempre sonhou em conhecer a Itália. Ela lia tudo sobre aquela cidade. Um certo dia comprou  a passagem. Ao chegar ela percebeu que estava na capital da Holanda.  Mesmo não sendo Roma e sim Amsterdam, ela percebeu que Amsterdam tinha seus encantos e seus belezas. (COMENTAR).
Um casal sonhou com uma criança sem deficiência, mas ela não veio pro mundo real do jeito que estava no mundo dos sonhos.
A educação deve aceitar o diferente.

Homo Sapiens -  O ser humano para sobreviver ao longo da história desde os primórdios ele precisou se unir. Ele se unia sempre com quem mais se assemelhava a ele.
Ex.: Hitler – Stalin
Ex.: Cristo – Apóstolos
Ex.: ?????????????
Com essa visão, quem é diferente, seja fisicamente ou ideologicamente não é aceito em certos contextos.
A pluralidade apesar de não ser um termo novo na educação, deve ser mais explorado e contemplado nos projetos político pedagógicos das escolas.

O que é inclusão?          
Inclusão é lei!  A inclusão deve ser uma concepção de escola,  amparada por uma legislação.
Esta questão não é uma discussão nova, ela teve seu início com o fim da segunda guerra mundial em 1945. Na época, o mundo acreditava que aquela deveria ser a última guerra naquelas proporções. Neste período foi criado pelas nações unidas THE UNIVERSAL DECLARATION OF HUMAN RIGHTS ( A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS). No texto  todos  deveriam ser tratados de forma igualitária, e por conseguinte incluídos.
Outros textos também garantem a inclusão – A DECLARAÇÃO DE DE MANÁ, ECA, INÚMERAS REUNIÕES AO REDOR DO MUNDO E PRINCIPALMENTE A L.D.B RESPALDAM A INCLUSÃO.

 Hoje a escola inclusiva é pauta de muitos discursos como se fosse um favor que o estado faz ao incluir seus cidadãos.

Normalidade – Um professor disse: é tão difícil lidar com minha anormalidade, pois sou muito alto e em muitos lugares preciso me baixar para poder passar nas portas ou muitas vezes as camas dos hotéis não contemplam a minha estatura.
Conclusão! Todos somos anormais.

Deficiência -  ter uma deficiência não quer dizer que você seja inferior ou superior a alguém. Isso quer dizer que você é apenas diferente. Sendo diferente, é necessário que existam diferentes abordagens no processo de ensino aprendizagem.
Dificuldade -  às vezes a dificuldade é de natureza patológica, sendo adquirida muitas vezes hereditariamente.
A deficiência em um aspecto, não implica em dificuldade em outro.
Ex.: a dislexia -  hiperatividade – déficit de atenção. Os alunos que são portadores de dislexia trazem consigo dificuldade na linguagem, no entanto, muitas vezes desenvolvem inúmeras outras habilidades e inteligências que pessoas que não as têm talvez  nunca  as desenvolva.
A história já registrou vários gênios de todas as artes que tinham esta deficiência(DISLEXIA).
Até pouco tempo atrás os portadores de autismo eram tidos como pessoas incapazes de aprender.

Dificuldade em incluir -  a inclusão é difícil de ser aceita porque somos humanos. Somos membros de uma espécie que tem suas regras, valores e concepções. Uma vez lendo um livro o escritor fez questão de enfatizar que o ser humano é biológico, cultural e psíquico. No entanto, muitas vezes só analisamos uma dessas características.
 o aluno míope precisa ser diagnosticado , pois para essa deficiência há uma solução prática e possível, mas para outras não é tão fácil.
Um longo caminho -  muitas vezes os transtornos  que surgem nas escolas oriundos de seus discentes não são solucionados pelo confronto ideológico ,científico,  religioso ou cultural que acompanha a história destes indivíduos.
Certa vez assistindo uma palestra de uma famoso teórico da educação, ele relatava uma deficiência que estava presente há muito tempo na vida de uma aluna. Ao ser indagado pelos professores  sobre o tipo de deficiência, ele disse que por não ser médico não poderia afirmar, mas iria pesquisar sobre os sintomas que foram relatados  e posteriormente faria a socialização. Passados alguns meses  a aluna já havia passado por intervenções psicopedagógicas e já demonstrava alguns avanços. Para surpresa de todos, um certo dia o pai dela chegou na escola e comunicou que iria tirar a filha da escola. Ao ser indagado, ele disse à direção escola quer tinha sido instruído pelo mentor da sua seita ( doutrina religiosa) que tal deficiência era por causa do “capeta”, e que estava passando por isso mas logo tudo vai se resolver.( COMENTAR).
Medos de incluir

Os cinco medos -  um não é mais importante do que os outros.
1.               Predestinação -  o ser humano já vem predestinado a ser o que é. Por isso nada pode ser feito por esse indivíduo. Ninguém nasce predestinado a ser desse ou daquele jeito.( TEORIA DO INATISMO). A mesma pluralidade que é aceita na natureza, deve ser  aceita para os seres humanos.
2.               Falta de preparação -  a falta de preparação científica para lidar com o diferente.  Deve ser criada uma força tarefa docente para estudar cada tipo de deficiência existente na escola.( FORMAÇÃO CONTINUADA).
3.               Injustiça – muitas vezes o professor deixa de acompanhar com mais afinco aos alunos com deficiência, por não achar justo esta ação , pois no seu discurso ele diz: sou professor de todos! Ao compararmos a escola com um hospital, vemos que se um médico tem dez pacientes em estados diferentes, ele desprende mais atenção àqueles em pior estado. É natural se dar mais atenção àqueles têm mais dificuldade. Mas o que se vê nas escolas é justamente o contrário, a maioria dos educadores dão mais atenção aos melhores alunos. Isto é um paradoxo!
4.               Avaliação -  como avaliar alunos diferentes com o mesmo método? O professor tem que ser sensível aos diferentes perfis discentes, para submetê-los a uma avaliação justa e eficaz.
5.               Ter medo -  este é uma síntese dos últimos quatro. O pior  medo é não ter medo. Pois o medo nos torna prudente,  investigadores , construtores e não meros reprodutores de ideias  descontextualizadas.  A alegria de um educador é estar sempre disposto a aprender novas formas de ensinar .
Como avaliar?  Será que as escolas fornecem um laudo de competências de seus alunos?  O aluno que apresenta dificuldade deve ser conduzido peara a série seguinte? (DISCUTIR)
Um mundo de inclusão possibilita socialização e conquistas. Erradica o eu e acentua o nós. Transforma utopia em grandes realizações entrelaçadas, com raízes profundas e robustas  aflorando a diversidade de possibilidades que são inerentes aos seres humanos.





               

                                                                                   

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