Pesquise tudo...

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

TRECHO DA MINHA MONOGRAFIA COMENTADO/2 - RUBEM ALVES E OUTROS OLHARES SOBRE A TEMÁTICA ABORDADA

RUBEM ALVES – APRENDER A APRENDER – 1º PILAR DA EDUCAÇÃO
...EU SOU UM EDUCADOR
...UM EDUCADOR É UMA PESSOA QUE AMA AS CRIANÇAS, MAS  NÃO BASTA AMAR AS CRIANÇAS, ELE TEM QUE TER VONTADE DE ENSINAR O MUNDO ÀS CRIANÇAS. 1º PORQUE O MUNDO É MUITO DOVERTIDO E AS CRIANÇAS FICARÃO ALEGRES EM APRENDÊ-LO. 2º PORQUE É PRECISO APRENDER O MUNDO PARA  GENTE VIVER, PRA GENTE FAZER AS COISAS.
O EDUCADOR TEM UM JEITO SEU DE  ENSINAR...
EU ME CONSIDERO  UM CONTADOR DE HISTÓRIAS...

 VITÓRIA
CERTA VEZ  EU ESTAVA MONTANDO UMA ESTRUTURA ACÚSTICA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE CANINDÉ, QUANDO PERCEBI QUE UMA MÃE CHEGAVA COM SUA FILHA PARA PARTICIPAR  DE UMA DAS AÇÕES DAQUELA ESCOLA(FAMÍLIA NA ESCOLA). COMO ERA DE COSTUME CONTINUEI MEU TRABALHO... LIGUEI OS EQUIPAMENTOS, TESTEI O SOM, O MICROFONE, O COMPUTADOR E TUDO QUE SERIA USADO NAQUELE DIA. AO FIXAR NOVAMENTE  O OLHAR NA MÃE COM  SUA FILHA ME DEPAREI COM A MENINA NUM ESTADO DE ATENÇÃO A TODOS OS MOVIMENTOS QUE EU FAZIA. SEM DEIXÁ-LA PERCEBER FUI REPETIN 
O DO CADA GESTO NOVAMENTE E ELA TAMBÉM. POR FIM TERMINEI AQUELA EXPERIÊNCIA CANTANDO UMA DAS MÚSICAS QUE SERIAM APRESENTADAS NAQUELE EVENTO, E POR INCRÍVEL QUE PAREÇA ELA CANTOU JUNTO CONTIGO A CANÇÃO, COMPLETAMENTE ENCANTADA. DEPOIS DESTE FATO ELA ME PERGUNTOU O NOME DE CADA COISA QUE EU TINHA USADO.  ESTA CENA ME MOSTROU QUE A APRENDIZAGEM  TAMBÉM É UM ATO DE CURIOSIDADE.

LEVANDO ESTA SITUAÇÃO PARA A SALA DE AULA, ACREDITO QUE AS AULAS DEVEM POSSIBILITAR UMA MELHORIA NA ABSTRAÇÃO E NA CURIOSIDADE DOS ALUNOS.

MUITAS VEZES NÓS ENQUANTO EDUCADORES PODAMOS CURIOSIDADE DE NOSSOS ALUNOS, POIS AINDA NÃO NOS PREPARAMOS PARA UMA AULA INTERDISCIPLINAR. COMO PROFESSOR DE UMA DISCIPLINA ESPECÍFICA, NÃO PERCEBEMOS QUE ELA TRAZ CONSIGO ASSUNTOS QUE SÃO INERENTES  A OUTRAS DISCIPLINAS.

MARAVILHAMENTO – OS GREGOS CRIARAM ESTE TERMO.
THAUMATSEN É IGUAL A MARAVILHAMENTO
NÓS COMEÇAMOS A PENSAR QUANDO NOS DEPARAMOS COM UM OBJETO QUE NOS DEIXA “BESTIIFICADOS”. NESTE MOMENTO A CURIOSIDADE E A INTELIGÊNCIA COMEÇAM A ENTRAR NA SUA FORMA MAIS EFETIVA E EFICAZ DO DOSENVOLVIMENTO COGNITIVO.

PERGUNTAS DE CRIANÇA

EX.: AS PLANTAS RESPIRAM ATRAVÉS DAS FOLJAS.
EM PAÍSES DE MUITO FRIO TODAS AS FOLHAS CAEM DAS PLANTAS, COMO ELAS VÃO RESPIRAR?
POR QUE A ÁGUA BORBULHA QUANDO ELA ESTÁ  QUENTE?
O QUE FAZ A TERRA GIRAR?
QUEM RODOU O PIÃO?
QUEM INVENTOU A PALAVRA?
VOCÊ JÁ IMAGINOU COMO FOI A PRIMEIRA PALAVRA?
SE  ALGUÉM DISSE UM DIA CAVALO E OUTRO INDIVÍDUO REPETTIU CAVALO ELES ECONTRARAM UM SÍMBOLO PARA LINGUAGEM. AÍ TUDO COMEÇOU A SE FORMALIZAR!

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo.( RUBEM ALVES)
PÁSSAROS ENGAIOLADOS SÃO PÁSSAROS SOB CONTROLE. ENGAIOLADOS, SEU DONO PODE LEVÁ-LOS PARA ONDE  QUISER. PÁSSAROS ENGAIOLADOS SEMPRE TÊM DONO.
(RUBEM ALVES)
ESCOLAS QUE SÃO ASAS NÃO AMAM PÁSSAROS ENGAIOLADOS. O QUE ELAS AMAM SÃO PÁSSAROS EM VOO. EXISTEM PARA DAR AOS PÁSSAROS CORAGEM PARA VOAR. ENSINARO VOO, ISSO ELAS NÃO PODEM FAZER, PORQUE O VOO JÁ NASCE DENTRO DOS PÁSSAROS. O VOO NÃO PODE SER ENSINADO. SÓ PODE SER ENCORAJADO.
(RUBEM ALVES)

A ARCA DE NOÉ

CERTA VEZ UMA CRIANÇA PERGUNTOU  SE NA ARCA DE NOÉ EXISTIA LEÃO E TIGRE E POR QUE ELES NÃO COMERAM O CABRITINHOS.
UMA PROFESSORA RESPONDEU: ELES NÃO COMERAM PORQUE DEUS  SUSPENDEU A TODOS MOMENTANEAMENTE.
UMA CRIANÇA FEZ OUTRA PERGUNTA: POR QUE ELE NÃO SUSPENDEU PARA SEMPRE?(COMENTAR)

O PENSAMENTO É COMO A ÁGUIA QUE SÓ ALÇA VOO NOS ESPAÇOS VAZIOS DO DESCONHECIDO.
PENSAR É VOAR SOBRE O QUE NÃO SE SABE.
NÃO EXISTE NADA MAIS FATAL PARA O PENSAMENTO QUE O ENSINO DAS RESPOSTAS CERTAS.
(RUBEM ALVES)
HABILIDADES
AO VER UMA COLEGA DE TRABALHO QUE DÁ FORMA ÀS MAIS IMPRESSIONANTES MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS EU FICO BESTIFICADO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário