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quarta-feira, 30 de novembro de 2011

TRECHO DA MINHA MONOGRAFIA/3 - CELSO ANTUNES E OUTROS ENFOQUES.

TRANSFORMANDO INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO – VIDEO PALESTRA – CELSO ANTUNES
OS ÚLTIMOS 30 OU 40 ANOS – O PROFESSOR SÓ TRANSMITIA INFORMAÇÕES. ELE ERA UM AGENTE A SERVIÇO DA INFORMAÇÃO.
A INFORMAÇÃO É APENAS UM DADO, MAS QUANDO  ESTA FOR INSERIDA NA SUA VIDA, ELA PASSARÁ POR VÁRIOS PROCESSOS. ( EXPLICAR)
TODA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA IMPLICA EM TRANSFORMAÇÃO -  A INFORMAÇÃO SOLTA NÃO TRANSFORMA, MAS O CONHECIMENTO TRANSFORMA. O CONHECIMENTO  É UM DEGRAU PARA OUTROS CONHECIMENTOS.
DIFERENTES CAMINHOS PARA O CONHECIMENTO – DIVERSIFICAÇÃO METODOLÓGICA. O PROFESSOR DEVE RECEBER AS IDEIAS E ADAPTÁ-LAS À SUA REALIDADE. O  PROFESSOR NÃO É SÓ UM INFORMANTE MAS TAMBÉM UM SER INFORMADO, PELO MEIO E PELOS EXTREMOS.
A AULA – COMO DEVE SER?  NARRATIVA? – SIM, MAS NÃO SÓ DESSA FORMA. A AULA QUE REQUER CONHECIMENTO PRESSPÕE UM ALUNO ENVOLVIDO, O ALUNO ESPECTADOR TORNA-SE PROTAGONISTA. O ALUNO PROTAGONISTA,  PENSA, DISCUTE, DEBATE, PRODUZ CONHECIMENTO E NÃO APENAS O REPRODUZ. EX.: CABRAL DESCOBRIU O BRASIL... O QUE SOU EU DEPOIS DESTA OCORRÊNCIA? NESTA SITUAÇÃO O ALUNO PROTAGONISTA IRÁ SE PERGUNTAR QUEM FOI? QUEM ESTAVA AQUI? O QUE A PADRONIZAÇÃO DESSE FATO TRAZ DE BOM  OU RUIM E OUTRAS COISAS MAIS... A AULA PRECISA TER PROTAGONISMO. 
APRENDEMOS COM O OUTRO – A LINGUAGEM UTILIZADA DETERMINA O NÍVEL DE APRENDIZAGEM. O PROFESSOR DEVE INCENTIVAR  DEBATES E PROPOR DESAFIOS, TRANSFORMAR RESPOSTAS EM NOVAS PERGUNTAR E ACENDER CURIOSIDADES. COM ISSO O ALUNOS ANAISA, PROPÕE, SINTETIZA E CONCLUI IDEIAS.

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM -  O PROFESSOR DEVE DESCOBRIR SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM, E O ESPAÇO PEDAGÓGICO ONDE SE DARÁ O MODELO DE AULA ESCOLHIDO É UM FATOR PREPONDERANTE.
NÃO EXISTE APENAS UM ÚNICO MODELO DE AULA. MESMO SENDO EXTREMAMENTE IMPORTANTE, É POSSÍVEL CRITICAR O USO EXCLUSIVO DA AULA EXPOSITIVA OU DE QUALQUER OUTRO MODELO.
NOVAS AULAS PROPICIAM O PROTAGONISMO, EXALTAM AS HABILIDADES E ABREM AS COMPETÊNCIAS.

APRENDENDO NOVAS FORMAS DE MINISTRAR AULAS O PROFESSOR SERÁ CAPAZ DE TRANSFORMAR INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO.
O CONTEÚDO –  SERÁ QUE O CONTEÚDO DA SUA DISCIPLINA ESTÁ CONTEXTUALIZADO COM A VIDA DOS SEUS ALUNOS? 
 EX.: O OMELETE QUE SE PREPARA TEM MAIS QUÍMICA A APRENDER DO QUE NA TABELA PERIÓDICA. EXISTE MUITA GEOGRAFIA NO FUTEBOL QUE SE ASSITE, MUITA HISTÓRIA NA NOVELA QUE SE VÊ.
É FUNDAMENTAL QUE O PROFESSOR NÃO SEPARE A VIDA DO ALUNO DA MATÉRIA QUE APRENDE.
TODO PROFESSOR DEVERIA RESPONDER A ESTA PERGUNTA... SERÁ QUE O ALUNO DO NONO ANO VIVE MELHOR DO QUE O ALUNO  DO OITAVO PELO FATO  DE TER APRENDIDO UM ANO A MAIS?  TALVEZ ELE TENHA MAIS INFORMAÇÕES, MAS SERÁ QUE ELE TEM MAIS CONHECIMENTOS?
SABEDORIA É SABER VIVER.
O CONTEÚDO TEM QUE SER VIBRANTE.
O PROFESSOR DEVE APROVEITAR A BANALIDADE DE ALGUMAS NOTÍCIAS E TRANSFORMÁ-LA EM CONHECIMENTO.

O VALOR DA PERGUNTA -  VALORIZE O PONTO DE INTERROGAÇÃO. O PONTO DE EXCLAMAÇÃO É MUITO IMPERATIVO. ELE É UM INIMIGO DO PENSAR.
O PROFESSOR CONTADOR DE HISTÓRIA – UM PROFESSOR BOM NÃO NARRA SIMPLISMENTE, MAS SIM  PROCURA DESENVOLVER A ABSTRAÇÃO DO ALUNO. EM FIM, NÃO NARRE A HISTÓRIA PRONTA, DÊ ASAS À IMAGINAÇÃO DO ALUNO E DEIXE-O CRIAR E RECRIAR ESTA HISTÓRIA.
LINGUAGENS –COMO SE PODE TRANSMITIR OS CONTEÚDOS, OS SENTIMENTOS E OUTRAS EMOÇÕES? A PALAVRA – O TEXTO – O CORPO -  A MÚSICA – A PINTURA – O DESENHO.
COMO TEMOS DIFERENTES ALUNOS, DEVEMOS TER DIFERENTES FORMAS DE ENSINAR E TAMBÉM DE APRENDER.
DEVE EXISTIR NAS ESCOLAS LINGUAGENS E PROPOSTAS DIFERENTES.
AO PROPOR LINGUAGENS DIFERENTES O PROFESSOR ESTÁ CONSOLIDANDO O CONHECIMENTO.
NESTA VERTENTE O EDUCADOR ESTÁ FOMENTADO UM TRABALHO EFETIVO DE SALA DE AULA E SE UTILIZANDO DA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS.
UM AGENTE FUNDAMENTAL -  A IMPORTÂCIA DE UM PROFESSOR ADIMIRÁVEL. A IDADE E A EXPERIÊNCIA  DELE NÃO SE MEDE PELOS ANOS DE DOCÊNCIA QUE ELE TEM, MAS SIM PELA EFETIVIDADE E INTENSIDADE DE SUA AÇÃO DOCENTE.
AUTO AVALIAÇÃO -  A AULA DO PROFESSOR DEVE PROPICIAR UMA AUTO AVALIAÇÃO NO ALUNO.  O ALUNO PRECISA TER CLAREZA QUE APRENDEU. ELE DEVE TER CONSCIÊNCIA DA CONQUISTA DE UM CONHECIMENTO. ELE TEM QUE ENTENDER QUE ESTÁ SAINDO DA AULA COM CONHECIMENTO E NÃO COM UMA GAMA DE INFORMAÇÕES.
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DEVE CONTEMPLAR A AUTO AVALIAÇÃO.

ESTILOS PRÓPRIOS – O PROFESSOR  DEVE PROVOCAR ESSAS MUDANÇAS DE FORMA SUTIL MAS CONTÍNUA.
UMA HISTÓRIA – DISSE UM JOVEM: FIZ 16 ANOS, VOU TIRAR MINHA CARTEIRA DE HABILITAÇÃO. CERTO DIA SEU PAI LHE PEDIU PARA ELE GUIAR O CARRO COM  ELE PARA O MÉDICO. COMO A CONSULTA IRIA DURAR 2 HORAS SEU PAI O MANDOU APROVEITAR ESTE TEMPO PARA PRATICAR, NO ENTANTO ELE FOI ASSISTIR A UM FILME. QUANDO ELE PERCEBEU QUE ESTAVA ATRASADO 20 MINUTOS. AO LEMBRAR DISSO BOLOU UMA MENTIRA, MESMO O CARRO NÃO TENDO PASSADO POR NENHUMA REVISÃO POR NÃO APRESENTAR DEFEITO NENHUM, ELE DISSE AO SEU PAI QUE HAVIA SE ATRASADO PORQUE O CARRO ESTAVA NO CONSERTO. O PAI ENTROU NO CARRO E OS DOIS SEGUIRAM DE VOLTA PARA CASA. NO MEIO DO CAMINHO  O PAI PEDIU QUE SEU FILHO PARASSE O CARRO E DISSE QUE DALI EM DIANTE IRIA VOLTAR A PÉ POIS QUERIA DESCOBRIR ONDE ELE TINHA ERRADO NA CRIAÇÃO DELE, POIS ELE TINHA CRIADO UM MENTIROSO.








Um comentário:

  1. O indivíduo tem a capacidade de aprender através dos sentidos, ou seja ele é capaz de adquirir conhecimento através da audição, visão, tato, olfato e paladar, pois no momento em que uma pessoa que não consegue aprender uma língua estrangeira ou qualquer outra por meio de uma gramática, ela pode aprender ouvindo uma música que envolva tal conteúdo, ou seja usando a audição.
    Com essa maneira pedagógica também dá-se o sentido de não haver uma exclusão referente à pessoas deficientes, pois existem vários tipos de deficiência que o ser adquire conhecimento a partir dos sentidos, como exemplo temos os deficientes visuais que aprendem através do tato e audição, os mudos que geralmente também são surdos, eles aprendem por meio da visão, entre outros deficientes que existem os seus meios de aprendizagem por meio de sentido.
    Isso não quer dizer que somente os deficientes possam aprender por meio dos sentidos, mas sim que existem vários tipos de técnicas para o aprendizado de todos e que cabe a cada pessoa ter a vontade de aprender. Portanto pode-se concluir que os sentidos em uma boa parte colaboram para o aprendizado humano, seja ele de qual maneira for aplicado.

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